17.4.17

Caminhada debate celebração de judeus progressistas por “Liberdade e Justiça para Todos”

Minha caminhada de hoje, juntando quilômetros para fortalecer minha conta no projeto 60 MARATONAS AOS 60 ANOS, me levou até o parque Buenos Aires, um oásis de verde no coração de Higienópolis, bairro que muitos caracterizam como abrigo da comunidade de judeus mais bem de vida em São Paulo.
Se é ou não, sei lá –impressões deveriam ser baseadas em ou apoiadas por dados, estatísticas, depoimentos, provas, coisas, enfim, pouco comum nesta época em que acusadores abandonam os ritos da Justiça para trabalhar baseados em suas convicções pessoais.
O fato é que, em frente às alamedas cercadas da praça, encontrei dois representantes da comunidade judaica –ou, pelo menos, de um grupo que integra a comunidade judaica.
Com Adriana Kauffmann e Sergio Storch caminhamos bons quilômetros dando voltas e mais voltas no quarteirão, conversando sobre uma sensacional iniciativa da turma deles, os Judeus Brasileiros Progressistas –Juprog é o nome do grupo nas redes sociais.
Como estamos em plena Pessach, a Páscoa Judaica, um momento de agradecimento pela libertação do povo judeu do jugo egípcio, a turma do Juprog resolveu fazer uma celebração pela liberdade e pela justiça PARA TODOS, incluindo o povo palestino.
É o Seder de Pessach “Liberdade e Justiça Para Todos”, que eles realizam nesta terça-feira em São Paulo, tendo como livro-base da cerimônia a Haggadah do Jubileu produzida por ativistas da organização internacional Siso (Save Israel, Stop Occupation), para quem a salvação de Israel depende da paz e do final da ocupação dos territórios palestinos (saiba mais CLICANDO AQUI).
A celebração paulista terá, pois, representantes de comunidades que também pedem por justiça, com a presença de lideranças de movimentos sociais e da comunidade de palestinos em São Paulo.
A programação terá vídeos e músicas que celebram a liberdade e a justiça, inclusive da Marcha das Mulheres israelenses e palestinas em outubro.
O Seder será realizado na Escola Municipal Amorim Lima, uma das escolas públicas mais avançadas no Brasil na chamada educação democrática, da escola sem paredes, em que as crianças são respeitadas nas suas escolhas e estimuladas na paixão de aprender.
Bom, agora que você já sabe o básico sobre a celebração, conheça mais sobre o grupo Judeus Brasileiros Progressistas assitindo à entrevista que fiz hoje com eles. Clique no vídeo abaixo e...


VAMO QUE VAMO!!!


Percurso do dia 17 de abril de 2017
7,42 km percorridos em 1h34min14

Acumulado no projeto 60M60A
865,54 km percorridos em 157h29min36



No comments:

Post a Comment