13.12.16

Projeto de cientista brasileiro faz paralítico dar primeiros passos

Milagre!!! Milagre!!! Milagre!!!
Durante minha caminhada de hoje, ainda passava pela minha mente a lembrança de trechos de vídeo a que assisti na noite de ontem.
Era coisa que, se religioso fosse, poderia chamar de milagre, “um acontecimento dito extraordinário que, à luz dos sentidos e conhecimentos até então disponíveis, não possuindo explicação científica ainda conhecida, dá-se de forma a sugerir uma violação das leis naturais que regem os fenômenos ordinários”, na definição encontra na Wikipedia.
Crentes em seres superiores que organizam nosso universo acreditam que milagres são obra de um ser superior, criador do universo; eventualmente, ocorrem por intercessão de auxiliares desse criador.
Quando eu era pequeno, meu pai costumava ler a Bíblia para mim. Ainda hoje algumas das histórias estão guardadas nos confins de minha memória. Por isso, quando vi o tal filme, logo me lembrei de uma passagem bíblica.
Está registrada no Evangelho de João e se refere à cura de um sujeito que não andava, que estava “enfermo havia 38 anos”, de acordo com o lá escrito. Pois eis que Jesus perguntou ao cara se ele queria ficar curado e, ante resposta afirmativa, ordenou:
 “Levanta, toma teu leito e anda.”
E lá se foi o ex-paralítico lépido e fagueiro.
Pois não é que homens como nós estão conseguindo realizar milagre semelhante?
Não há nenhum ex-paralítico andando pela 25 de Março em busca de mimos natalinos, mas um pequeno número de homens e mulheres que até dois anos atrás eram completamente paralisados da metade do peito para baixo já conseguem comandar alguns movimentos das pernas, até dar passos com ajudas especiais.
Alguns voltaram mesmo a ter controle de seus movimentos intestinais; uma jovem senhora ficou tão empolgada com os avanços, com a melhora de sua qualidade de vida, com a volta da esperança, que resolveu engravidar.
São resultados do trabalho comandando pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, um dos mais aclamados pesquisadores da atualidade, um apaixonado pelo Brasil e pela construção de nossa soberania.
Eu tive o prazer e a honra de ajudar a divulgar palestra realizada em São Paulo por Nicolelis, que é paulistano formado na USP, membro das academias Francesa, do Vaticano e Brasileira de Ciências. Recebeu mais de 30 prêmios internacionais. Foi eleito um dos 25 cientistas mais importantes do mundo pela revista “Scientific American”, em 2004. Em 2015, foi apontado como um dos cem grandes pensadores globais pela revista americana “Foreign Policy”.

O cara é um gênio.

O melhor é que ele fale por si mesmo. Vale a pena assistir a cada minuto da palestra dele, realizada no Sedes Sapientiae, que eu transmiti ao vivo e agora coloco aqui na íntegra para você ter a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho desse grande brasileiro.



VAMO QUE VAMO!!!



600 aos 60 – etapa 29 – 2016 dez 13

6,12 km caminhados em 1h10min48

Quilometragem acumulada: 125,25 km


Tempo acumulado: 26h10min13

No comments:

Post a Comment