12.5.15

Haile, herói das provas de longa distância, se aposenta da vida de corredor profissional

Agora é para valer: depois de correr, no último domingo, a prova de 10 km Great Machester Run, na Grã-Bretanha, o multirrecordista Haile Gebrselassie anunciou sua aposentadoria da vida de atleta profissional.

“Estou me aposentado do mundo competitivo, mas não da corrida. Eu não posso abrir mão da corrida, ela é a minha vida”, disse o ex-recordista mundial da maratona e por muitos considerado o maior corredor de longa distância de todos os tempos.

Conquistas ele tem de sobra para justificar esse título: ao longo de seus 23 anos de carreira competitiva, quebrou 27 recordes mundiais em diversas distâncias, conquistou dois ouros olímpicos (10.000 m) e oito títulos em Mundiais de atletismo.

Ele já havia anunciado sua aposentadoria em 2010, depois de não ter conseguido completar a maratona de Nova York, mas voltou atrás. Chegou a tentar se qualificar para defender sua pátria nos Jogos de Londres-2012, mas não conseguiu; mesmo assim, seguiu competindo na elite.

No domingo, fez sua última aparição com esse status, completando a prova em pouco mais de 30 minutos, o que lhe valeu o 16º posto (foto Reuters). Depois, voltou à largada e correu tudo de novo, desta vez com o povão.

É o que deverá fazer em outras provas de seu “circuito de despedida”; uma delas será em outubro, em Glasgow, na Great Scottish Run.

Agora, vai concentrar seus esforços na sua vida de empresário. A “Haile S/A” emprega mais de mil pessoas em diversos ramos de atividade –construção civil, venda de carros, administração de hotéis e plantação de café. Também é um embaixador da ONU e tem projetos sociais que envolvem a construção de escolas na Etiópia.

1 comment:

  1. Gostei de ver. Nada de fanatismos com a corrida. O cara ainda é embaixador da ONU... Exemplo! Abraço Lucena!

    ReplyDelete