22.4.15

Do Piauí a Pequim, a jornada de um maratonista olímpico


Ele ainda não está na Terceira Idade, mas, para o mundo das maratonas, já passou do cabo da Boa Esperança. E se aposentou já lá se vão três anos.

Mesmo assim, continua lépido e fagueiro, fazendo treininhos em São Paulo que derrubam qualquer folgado que tentar acompanhar seu ritmo.

Estou falando de José Teles de Souza, maratonista olímpico que hoje completa 44 anos.

Para homenageá-lo, publico a seguir –com a devida autorização—texto do jornalista e corredor Vicent Sobrinho, a quem agradeço a colaboração. Na foto (COB), Teles durante sua participação na maratona em Pequim-2008.

"Hoje é aniversário do maratonista olímpico José Teles de Souza, 44 anos, que foi o único brasileiro a cruzar a linha de chegada da maratona da Olimpiada de Pequim em 2008.

Teles concluiu a maratona na 38ª colocação com o tempo de 2h 20:25. Os outros dois brasileiros na prova eram mais conhecidos do grande público:  Franck Caldeira e Marílson dos Santos; ambos abandonaram a prova, respectivamente próximo dos quilômetros 25 e 35.

“Eu lembro que consegui a vaga juntamente com o momento de minha melhor forma ao fazer o meu recorde pessoal de 2h 12:24, em dezembro de 2007 e conquistara sexta colocação na Maratona de Milão.”

Assim contou-me Teles como foi que carimbou o passaporte para ir a Pequim, disse também que antes sua melhor marca tinha sido também na Itália, na Maratona de Turim - 2h13min25 em abril de 1999.

Teles nasceu na cidade de Rio Grande do Piauí, e veio em 1989 para São Paulo: “Mudei a convite de meu irmão, vim mesmo para trabalhar. A situação estava muito complicada eu precisava de um emprego. Em pouco tempo contando com o apoio do meu irmão Adalberto arrumei como operador de empilhadeira.”

As corridas começaram para José Teles também apoiado pelo irmão que já era corredor e participava de muitas provas de corrida de rua, inclusive vencendo muitas. Convencido a treinar a sério pelo irmão Teles inicia pelo Sesi e evolui rapidamente a ponto de seus treinamentos impedirem a rotina de trabalho.

 “A minha carreira de atleta existe por causa do Adalberto, que se dedicou totalmente ao trabalho, deixou de correr para que eu apenas treinasse e assim virei um corredor profissional.”

Em 1999, foi bicampeão na Gonzaguinha e venceu a Corrida de Reis, em São Caetano do Sul, que também voltaria a vencer no ano seguinte. E foi exatamente no ano 2000 que Teles chegou a beira do pódio, em sexto colocado na Maratona de Los Angeles e na décima colocação da Maratona de Berlim. Em 2001, ganha o Troféu Cidade de São Paulo e em 2005, levou o título da Maratona de São Paulo. Foi com 41 anos que o atleta do Esporte Clube Pinheiros se aposentou das competições internacionais.


Teles está formado em Educação Física e tem assessoria própria e quer muito contribuir com sua experiência na formação de novos corredores e faz uma previsão: “Eu fico contente porque em pouco mais de 20 anos corri de 5000 à Maratona e cheguei ao sonho de todo atleta, o de participar de uma olimpíada, lugar especial onde estão os mais importantes e melhores do mundo. Outra alegria que tenho é ter meus dois filhos Julio e Alexandre e meu sobrinho Renan realizando boas marcas em suas categorias e começando como deve ser... ainda na juventude e não como eu, que iniciei tarde já perto dos 23 anos.” 

Melhores marcas de José Teles - 
5000 m – 14min15
10000m – 28min46
15k – 44min
½ Maratona – 1h03
Maratona – 2h12 (Milão)

No comments:

Post a Comment