10.2.15

Atividade física ajuda a enfrentar depressão na aposentadoria, diz psicóloga

“Nunca tive coragem de correr uma maratona”, ela me conta. Mas diz que “ama” correr, fazendo até 12 quilômetros em seus treinos por Olinda e Recife. De vez em quando, sobe na bicicleta e pedala para sentir o vento quente de Pernambuco.

Isso nas horas vagas, que não são muitas. Aline Lopes Ribeiro é psicóloga e, apesar de ainda bem jovem –nasceu em 1980--, tem boa experiência em trabalhar com aposentados e o pessoal mais experiente, digamos assim: ela presta serviços na Associação Brasileira de Aposentados e Pensionistas e também faz palestras direcionadas para a terceira idade.

Por isso, pedi a Aline uma colaboração para este blog. Gentilmente, ela mandou o texto que reproduzo a seguir, junto com a foto de uma das pedaladas da psicóloga.

O SONHO DA APOSENTADORIA?

"O sonho da aposentadoria: não ter hora para acordar, ler livros interessantes, descansar e ter todo o tempo do mundo! Mas ter todo o tempo do mundo pode se tornar um grande pesadelo na vida de um aposentado.


"Tempo é algo visto como precioso, raro, restrito. Assim passamos anos de nossa existência, correndo “contra” ele. Ficamos escravos do relógio e sonhamos com o momento em que finalmente teremos a recompensa merecida: a APOSENTADORIA.

"Normalmente coincide com a entrada na Terceira Idade; para muitos idosos é muito difícil encarar a falta de rotina do trabalho quando se aposenta. 

"A falta de uma vida produtiva e prazerosa pode interferir diretamente no equilíbrio físico e emocional do idoso.

"Muitos aposentados sentem-se perdidos, inutilizados e sem motivação. É comum o surgimento de transtornos emocionais como depressão, ansiedade, problemas para dormir e alterações físicas como aumento de peso e surgimento de doenças provenientes do sedentarismo e alimentação inadequada.

"O trabalho de tempo integral, rotineiro e repetitivo, quase sempre impede que o trabalhador desenvolva outras atividades ao longo da vida, seja ela laboral ou de lazer, mas o ser humano é por natureza um ser criativo, consciente de suas habilidades e capaz de refazer sua história, seus projetos e planejar a vida mesmo com muitos anos já vividos.

"Assim, a aposentadoria pode se apresentar como um momento de reconstrução de novos investimentos e de novas descobertas.


"A prática de atividade física, entre outros hábitos que sugiram estímulo corporal, torna-se grande aliado no aproveitamento do tempo livre, na conscientização do sujeito com capacidade de ser ativo e capaz de alcançar a velhice bem-sucedida, sem depressão, sem solidão, sem sentimento de inutilidade, engendrando novas práticas de vida para ser e se sentir valorizado."

No comments:

Post a Comment